Os diferenciais dos projetos de lighting design

A luz é uma ferramenta fundamental para compor os ambientes. Projetos de iluminação bem construídos podem mudar toda uma percepção do ambiente, seja de forma positiva ou negativa. A iluminação irá influenciar na compreensão dos espaços, nas emoções e no bem-estar. 

O lighting design já é bem conhecido fora do Brasil, mas nos últimos anos tem ganhado espaço entre os arquitetos e seus clientes. Esse mérito é graças aos diversos benefícios que a prática traz em termos de estética e funcionalidade.

Que tal conhecer mais sobre esses projetos?

O que é o lighting design?

Através de um esquema bem pensado de iluminação, até os espaços mais monótonos podem ficar mais interessantes. Mas, afinal, o que é lighting design?

O lighting design faz com que um projeto de iluminação vá além da atenção apenas com a estética, influenciando também o comportamento. Existem detalhes que não podem deixar de serem levados em consideração no desenvolvimento de um projeto de lighting design, como técnicas e conceitos específicos para sua aplicação.

Vantagens do lighting design

Os projetos de lighting design são uma boa opção para quem deseja trazer mais comodidade ao ambiente. O planejamento deve levar em conta a incidência da luz no espaço. Por esse motivo, é importante repensar locais com pouca iluminação, pois estes podem influenciar no gasto de energia.

Algumas vantagens que esse tipo de projeto pode trazer é a valorização e melhora de distribuição de cores do ambiente, a criação de cenários múltiplos e o aumento da produtividade no ambiente. O lighting design também possibilita aproveitar o máximo da luz natural e economizar energia elétrica.

A arte do lighting design

Existem muitos desafios quando se trata de lighting design, por conta da intensidade da luz do dia e como as pessoas se comportam com suas variações.

Com a variação da luz do dia de acordo com as estações do ano, é preciso conhecer bem o cômodo a fim de considerar as técnicas ideais para que o projeto de lighting design converse com o que já existe.

É essencial entender de que forma a luz natural se comporta e avaliar as peculiaridades de cada ambiente nos projetos de arquitetura. Essas percepções a respeito da luz natural influenciam em como os arquitetos poderão aproveitar as cores em favor das variações de luz que ocorrem durante o dia. O lighting design não vai pensar apenas no ambiente projetado, mas nas emoções e comportamentos que ele desperta.

Tecnologia em lighting design

Ano após ano surgem diversas soluções em tecnologias aplicadas em equipamentos de iluminação, e isso pode beneficiar projetos de lighting design. Manter-se atualizado sobre essas soluções permite aos projetistas de iluminação pensar em soluções eficientes para chegar ao efeito desejado.

Em quais ambientes posso desenvolver um projeto de lighting design?

Não existem limitações a respeito dos cômodos para aplicação de um projeto de lighting design. Este pode ser desenvolvido em salas, quartos, banheiros e até cozinhas. 

O projeto de lighting design irá levar em conta a utilização daquele espaço, verificando o quanto será possível de explorar naquele ambiente, principalmente pensando na utilização por parte das pessoas. Cada espaço terá necessidades e características específicas.

No projeto de lighting design, a luz não terá o papel de apenas iluminar os ambientes, mas também de transmitir sensações. Além disso, a técnica foca naquilo que importa, destacando espaços específicos.

Em resumo, o lighting design pode influenciar a relação que as pessoas têm com determinado ambiente, podendo ser uma opção interessante para o seu projeto.

Não deixe de conhecer os projetos da Alessandra Ienne Arquitetura, em Jundiaí. Entre em contato!

Logo_rodape-13

Rua Arderico Fossen, 112
Jd. Petrópolis, Jundiaí

11 4521 4847 / 98495 3071 ai.arquitetura@yahoo.com.br

Orçamento

    ×
    ×

    Olá! Tudo bem?

    Estamos disponíveis nesse canal das 8h até as 18h :)

    × Como podemos te ajudar?