Como ter uma prática e confortável sala de jantar

Se você está pensando em renovar a sua sala de jantar ou está de mudança para uma nova casa ou apartamento, que tal contar com um projeto de arquitetura para escolher o melhor para o novo ambiente?

É preciso pensar em vários detalhes e ter alguns critérios para escolher a mesa de jantar, cadeiras, iluminação e também a decoração do local.

Obviamente, a estrela da sala de jantar é a mesa. E qual escolher? Antes de tudo, é preciso conferir as medidas do ambiente para saber qual o tamanho de mesa mais adequado.

Um profissional da arquitetura pode ajudar bastante neste momento, indicando a melhor mesa para a sala. Será que uma mesa redonda é melhor do que uma retangular? Antes de sair comprando a primeira que você encontrar na loja, tire todas as medidas e converse com alguém que entende do assunto, que vai ajudar com suas preferências. 

Não se esqueça também que é preciso levar em consideração o espaço que as pessoas precisam para circular. Uma mesa que aparentemente cabe na sala talvez fique apertada quando todos estiverem sentados e com as cadeiras mais distantes da mesa. Como referência, a distância média entre a mesa e outros móveis ou a parede é de pelo menos um metro. 

Uma dica boa é pensar em uma mesa um pouco maior do que o número de moradores da casa. Por exemplo: se na sua casa moram quatro pessoas, considere comprar uma mesa com seis lugares. É claro que tudo vai depender do espaço que você tem na sua sala, mas lembre-se que você pode receber visitas e ter um lugar a mais é essencial.

Quanto às cadeiras, pense no conforto e também no seu design e visual. Hoje em dia, não necessariamente é preciso ter um conjunto de cadeiras iguais. A nossa dica vai de novo para o espaço: cuidado em escolher cadeiras grandes que não combinam e nem cabem na mesa, por mais confortável que ela seja.

Uma opção que tem sido bastante usada é o do canto alemão, quando é feito um banco uniforme e sem divisórias que é colocado em uma ou duas paredes, com a mesa no centro e cadeiras do outro lado. Essa é uma alternativa utilizada principalmente em apartamentos pequenos, pois é possível acomodar mais pessoas em espaço menor.

Iluminação

Há várias opções para iluminar o ambiente, e esse é um ponto muito importante do projeto de arquitetura, já que a iluminação pode melhorar ou piorar a atmosfera do local. Você prefere um ambiente mais íntimo ou convidativo? 

Os lustres são uma boa opção para iluminar a sala por completo. Já os pendentes podem trazer um ar mais despojado, com uma luz direta para a mesa. Já os plafons, que nunca saem de moda, são sempre uma ótima alternativa.

Decoração

A decoração da sala de jantar passa muito pelo estilo do morador, mas algo que nunca pode faltar são os quadros na parede. Já o uso de espelhos na parede ajudam a dar uma sensação de amplitude ao ambiente, recomendado para espaços menores. E que tal contar com um aparador ou um armário buffet? São também ótimas opções para guardar louças e também para acomodar peças de decoração como vasos ou porta-retratos.

Na Alessandra Ienne Arquitetura, montamos projetos para a sala de jantar de acordo com a necessidade do morador. Entre em contato!

Logo_rodape-13

Rua Arderico Fossen, 112
Jd. Petrópolis, Jundiaí

11 4521 4847 / 98495 3071 ai.arquitetura@yahoo.com.br

Orçamento

    ×
    ×

    Olá! Tudo bem?

    Estamos disponíveis nesse canal das 8h até as 18h :)

    × Como podemos te ajudar?