A arquitetura e o design se orientam por referências e tendências que estão em constante mudança, e que devem ditar a construção dos projetos. Essas tendências são ditadas por empresas que estudam questões sociais, econômicas e políticas do comportamento humano, reproduzindo elas em cores, hábitos e objetos. Com a pandemia as pessoas sofreram grandes transformações em sua rotina, e isso também teve impacto nos projetos de casas e apartamentos para o ano de 2021.

Pensando nisso, nós da Alessandra Ienne Arquitetura Jundiaí separamos as principais tendências de arquitetura para o ano de 2021. Confira!

Cinza e amarelo: as cores do ano

A Cor do Ano Pantone tem grande influência no desenvolvimento de produtos e decisões de compra em diversos setores, inclusive na arquitetura. No fim do ano passado, a Pantone divulgou quais seriam as cores de 2021: o Cinza PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e o Amarelo PANTONE 13-0647 Illuminating. A combinação de cores veio para reforçar os sentimentos de força, esperança e positividade depois de um ano tão difícil. 

Essa escolha de cores traz uma combinação interessante para os projetos de arquitetura, já que alia um tom mais sério e neutro do cinza com o brilho do amarelo. Essas cores deixam os ambientes mais descontraídos e ao mesmo tempo mais aconchegantes, podendo ser usadas em diferentes ambientes do projeto da sua casa ou apartamento.

Ambientes flexíveis e integrados

A próxima tendência para a arquitetura em 2021 traz funcionalidade e dinamismo. Para muitas pessoas, suas casas agora também são seu local de trabalho. Por isso, é importante que o ambiente seja flexível, multifuncional, com soluções que se adequem a sua área profissional.

A vantagem de projetos de casas e apartamentos com ambientes integrados é a sensação de cômodos maiores e mais acolhedores, que permitem uma melhor comunicação entre as pessoas, inclusive entre a sua família. 

Utilização de metal

Um material que está entre as tendências de arquitetura para 2021 são os metais. Seja em móveis ou objetos como luminárias e nichos, o metal vai garantir um ar moderno com estilo industrial. Essa tendência pode ser muito bem utilizada com objetos em acabamento preto e metais mais oxidados.

Iluminação natural

A utilização de iluminação natural é uma ideia que vem crescendo, e que possibilita ambientes mais leves e bem iluminados, além de economizar energia. Janelas mais amplas, clarabóias e cortinas claras permitem aproveitar melhor a luz do sol durante o dia e deixam os ambientes mais ventilados e confortáveis.

Sustentabilidade e conexão com a natureza

O cuidado com o meio ambiente é uma preocupação cada vez mais constante, e em 2021 isso deve se consolidar. A sustentabilidade pode ser adotada desde uma construção que visa reduzir impactos ambientais até a arquitetura e design dos estilos escolhidos e dos materiais. 

Além de pensar em ambientes mais sustentáveis, existem algumas formas interessantes de levar a natureza para dentro de casa, e essa é outra tendência forte para 2021. Algumas ideias são a utilização de flores e plantas para decorar diferentes ambientes. Jardins verticais para varandas e banheiros também garantem uma decoração mais leve e fresca para o seu lar.

A utilização da madeira em pisos, revestimentos de paredes e móveis também é uma opção. A madeira, além de proporcionar um ar rústico e moderno, é uma ótima maneira de aquecer os ambientes.

Projetos minimalistas

Ambientes sustentáveis harmonizam muito bem com projetos de arquitetura mais minimalistas, uma vez que essa composição estética está relacionada com uma consciência de consumo consciente. A tendência aqui é utilizar a menor quantidade de elementos possível, garantindo um visual clean. Geralmente são projetos que valorizam o conforto e a funcionalidade. 

Utilização de Luz Neon 

Principalmente se tratando de projetos de quartos, a luz neon chega para garantir personalidade ao ambiente. A luminária neon pode ser encontrada em modelos coloridos, modernos e também ser utilizada sobre móveis da sala, em painéis ou em cima da cabeceira da cama, nos quartos.

Ambientes monocromáticos

Muito presente nas passarelas, o monocromático nos projetos de arquitetura também continua para 2021. A ideia é apostar em um “tom sobre tom”, criando um ambiente ousado e sofisticado, de forma simples. É possível aplicar essa tendência com diversas cores, inclusive com as cores de 2021 citadas no início do texto.

Gostou das tendências para esse ano? Entre em contato e conheça mais sobre os projetos da Alessandra Ienne Arquitetura.

Logo_rodape-13

Rua Arderico Fossen, 112
Jd. Petrópolis, Jundiaí

11 4521 4847 / 98495 3071 ai.arquitetura@yahoo.com.br

Orçamento

    ×
    ×

    Olá! Tudo bem?

    Estamos disponíveis nesse canal das 8h até as 18h :)

    × Como podemos te ajudar?